sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Como lidar com pessoas invejosas

/ /
 

Todos já passamos por experiências em que sentimos que alguém próximo a nós repentinamente ficam frias, e mantêm uma distância de nós depois de escutar um acontecimento positivo em nossas vidas. É natural que os seres humanos cobicem a felicidade e, normalmente, eles supõem que a felicidade só pode ser alcançada através da aquisição de certas bênçãos em pontos definitivos em suas vidas. Se eles não conseguem o que querem, se sentem tristes, mas vendo outra pessoa obtê-lo faz com que se sintam ainda pior sobre a sua situação. Como resultado, eles começam sentir inveja dessa pessoa. Isso pode acontecer a pessoas de todas as idades.

Por exemplo, uma criança na escola gostaria de ter uma bicicleta nova. Assim, quando ele ou ela vê uma outra criança com uma bicicleta novinha, ele sente ciúmes e cobiça. As crianças mais velhas ou adolescentes almejam boas notas, boa aparência e popularidade em sua vida acadêmica; uma menina bonita, esperta e popular poderia atrair os sentimentos negativos das garotas nerds e introvertidas na sua classe.

Estes cenários continuam na idade adulta e, literalmente, ao longo das nossas vidas. Temos de aprender a identificar o comportamento invejoso e, em seguida, aprender como lidar com os sentimentos negativos de inveja.

Vamos dar uma olhada nos sinais da inveja.
  1. O silêncio ou a pausa que se segue o anúncio de sucesso. O amigo ou parente sincero vai começar a jorrar felicidade, assim que você informá-los sobre o seu aumento de salário, promoção, noivado, gravidez ou aquisição de casa nova. A pessoa com inveja, porém, vai fazer uma pausa em silêncio, e balbuciar um hesitante parabéns, à medida que eles tentam digerir a notícia. É difícil para eles se sentirem felizes por você quando ele está sendo dominado pelas chamas da inveja.
  2. A aura negativa que o rodeia quando está na companhia da pessoa invejosa. A inveja dessa pessoa transpira uma energia negativa em direção à pessoa de quem eles estão com inveja, que estes últimos podem literalmente se sentir muito desconfortáveis e tensos em torno delas, semelhante a "ser culpado até prova em contrário". A cordialidade e simpatia subitamente desaparecem.
  3. Rompimento do contato visual, ou qualquer tipo de contato, por algum tempo. Depois de ouvir as suas boas notícias, o parente ou amigo invejoso irá desviar os seus olhos para longe de você, seja olhando para baixo ou para longe durante a conversa, e não entra muito em contato com você depois disso. Você vê, os sentimentos de inveja deles fazem com que seja difícil para eles olhar para você ou falar com você – dói muito a eles, porque você tem algo que eles não possuem. Olhar e falar com você, esfregada o fato na cara deles, então eles cortam o contato.
  4. Observações ridículas ou ácidas, ou antagonismo aberto. Algumas pessoas com inveja literalmente se tornam muito más, e começam a te colocar para baixo abertamente na frente dos outros. É uma contra-estratégia te puxar para baixo para que você fique do nível deles. Este comportamento duro pode realmente prejudicar a sua relação, a não ser que você ignore-o, centrando-se na razão do que está por trás: inveja. Por exemplo, um amigo que realmente queria entrar na Universidade favorita não passou, e ele ou ela está triste e distante, enquanto você, quem ele considera menos inteligente, é aprovado na mesma Universidade. Conseqüentemente, ele pode começar a fazer outros comentários sobre a forma como você passou, apesar não ser esperto o suficiente, ou o quão duro será para você quando for estudar lá, já que não possuem inteligência para isso, e assim por diante...
  5. Competitividade ou imitação obssessiva. Para algumas pessoas com inveja, basta apenas dizer algumas besteiras e se distanciar da pessoa de quem ela está com inveja. Para outras, porém, não é suficiente simplesmente sentir inveja; elas não conseguem descansar enquanto não ver você perder a sua benção recém-adquirida, e pegar para eles! Eles tentam fazer isso entrando imediatamente em um turbilhão de ações: se é um traje adorável que todo mundo gostava de você, eles correm para comprá-lo, não importa quantas eles precisem correr para isso. Se é um fascinante novo visual que está recebendo elogios de todos, eles correm para o salão de beleza para conseguir o mesmo visual. Se você está grávida bebê número 3, eles vão começar a tentar mais um. Se é um prato que você fez que todos amaram, durante um jantar, eles vão logo tentar essa receita, até que consigam fazer exatamente como você faz. Algumas pessoas invejosas fazem a imitação de forma discreta, enquanto outras não poderia ser mais óbvias do fato de que elas não deixam pedra sobre pedra em dirigir a atenção, o sucesso, os elogios e a popularidade para longe de você e em direção a eles!
  6. Sabotagem. Não obstante os filmes que mostram a menina invejosa intencionalmente derramar bebida no vestido da vencedora do concurso de beleza, há pessoas tão invejosas que podem fazer este golpe baixo na vida real! Ficar triste, antagonizar, ou concorrer, não é suficiente para eles - eles vão mais além no sentido de tentar sabotar o que te faz bem sucedido. O colega de trabalho poderia fazer isso difamando você para o seu patrão se descobrir que você está sendo considerado para uma promoção, a ex-melhor-amiga poderia falar mal sobre você para a sua nova amiga, a irmã poderia erradamente reclamar de você, de modo que ela possa sair com seus amigos enquanto você fica em casa fazendo as tarefas, e assim por diante.
Agora que você sabe que uma pessoa está com inveja de você, o que fazer? O mal humor, competição, imitação ou difamação está incomodando você. Como lidar com tudo isso?

Ignore-os. Sim, é mais fácil dizer do que fazer. Mas, na verdade, pense nisso! Você quer estragar sua compostura, a paz de espírito e humor jovial pensando nessas pessoas invejosas? Por que se preocupar? Use o seu tempo, energia positiva e talentos para buscas mais produtivas, e você não será capaz de fazer isso até que você aprenda a se desapegar, ignorando as travessuras deles. Eles não valem o esforço.

Retorne o mau comportamento deles com o bem. Nada extingue fogo como a água! As pessoas bem sucedidas não só ignoram malícia – eles pegam essas oportunidades para converter os seus inimigos em amigos. A melhor maneira de fazer isso - e a mais difícil – é fazendo o bem a essas pessoas, assim que tiver a oportunidade.

Se contente com o que você tem e quem você é. Trabalhe duro para fazer o que você ama. Pensamentos positivos e sinceridade pelos outros levam a boa saúde e bom humor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no dicasderelacionamento@hotmail.com .


Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Siga meu Facebook