segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

É ótimo encontrar nossa cara-metade, mas também é possível ser feliz sozinho

/ /


A sociedade impõe, implícita ou explicitamente, que para ser feliz é preciso ter alguém. Mas será se precisamos necessariamente termos alguém ao nosso lado para também encontrar formas de ser feliz? As pessoas que ainda não encontraram a tampa da sua panela? Estão condenadas à rejeição, à tristeza? Um relacionamento amoroso, é claro, só acrescenta à existência.
Encontrar a cara-metade  é necessário não para ser feliz, mas para viver bem de acordo com a nossa natureza. O encontro não é uma façanha fácil, mas nada é impossível se estivermos abertos aos bons encontros.
Existe uma diferença gritante entre “estar sozinho” e “estar solitário”. “Estar solitário é viver com uma lacuna por preencher, é estar perdido em si mesmo, sem esperança de um dia melhor. Não é um estado que escolhemos, é um estado que decorre de uma série de questões. Uma delas pode ser a frustração de ter perdido ou o medo de perder o que nem existe ainda. Há os que preferem a sensação dormente da solidão à dor de tentar acordar para a vida”, teoriza.
Já estar sozinho é estar consigo mesmo e, ao mesmo tempo, aberto para novos encontros.
“O importante é que a pessoa não concorde com este estado, mas aceite”. Isso evita, por exemplo, o isolamento. “Por mais incrível que pareça, sozinho também pode ser estar na companhia de apenas uma pessoa: por exemplo, a própria pessoa”.
“Quando se diz: ‘quero ficar sozinha’, provavelmente, a pessoa está querendo dizer que quer ficar a sós com ela mesma. É possível também ficar sozinha com alguém. Para mim, solitário é aquele indivíduo que prefere o isolamento e que, muitas vezes, se aborrece com os outros, ou que frequentemente critica as pessoas e até mesmo a sociedade e sai de cena, não convive com os demais, com os seus semelhantes”.

Fora de controle
Ou seja, é possível ser feliz sozinho, sim; tudo depende da maneira com que a pessoa encara isso, pois há quem apele, mesmo sem perceber, para mecanismos de fuga. Um dos riscos mais comuns é extravasar o afeto cuidando de um bichinho de estimação. “Ter animal de estimação é fantástico e traz muita alegria para o lar. Entretanto, nada melhor do que gente como a gente para que possamos evoluir, não é? Como evoluir se não trocar ideias, mudar de ideia e discutir com alguém?”.
“Na maioria dos casos, essas relações ultrapassam as fronteiras do imaginário, transformando animais em pseudo-seres humanos, ou seja, os tais animais passam a ter um status humano e são vistos como tal.
É importante que se diga: tratar bem os animais de estimação é uma obrigação de quem os quer por perto, mas animais não são seres humanos”. Outro perigo de quem vive sozinho – principalmente de quem mora só – é adquirir um monte de manias, como organizar tudo de um jeito metódico ou simplesmente não arrumar nada e deixar a casa uma verdadeira bagunça.

Cobranças
Já quem é bem resolvido com a escolha (ainda que involuntária) de estar “avulso” tem de lidar, em geral, com as cobranças alheias – como a da tia idosa que sempre pergunta à sobrinha quando vai casar ou, pior, “desencalhar”. A pressão familiar, é um reflexo do comportamento típico de nossa sociedade.
“Há uma cultura, velada, de dependência emocional, ou seja, a sociedade nos faz acreditar que a felicidade está em conviver com alguém. Essa pressão pode estar relacionada à necessidade de se constituir famílias. Porém, hoje, não faz mais sentido algum. Infelizmente, penso que vai demorar um pouco para que isso mude.” A dica é não se irritar com perguntas inconvenientes.
A cobrança dos amigos também deve ser encarada com naturalidade. Toda escolha tem seu preço. “Vale ressaltar que estar sozinho é uma escolha que muitas vezes está na contramão do que se espera socialmente de mulheres e homens. Esperar que as pessoas, de um modo geral, entendam e até apóiem essa escolha é querer demais”
Por isso, nada de temer passar recibo de “vela” se for convidado (a) a participar de um jantar ou balada em que só vão casais ou de fugir de situações em que a turma quer apresentar alguém especial. A melhor forma é tratar esse assunto com descontração. Caso já tenha se convencido de que não existe pessoa perfeita e que só se conhece alguém, realmente, a partir da convivência, você nem vai se incomodar com as interferências alheias.
Para finalizar, nem sempre quem está rodeado de gente está bem acompanhado ou se sente assim. “Muitas vezes a pessoa em questão pode estar fechada a relacionamentos ou está emocionalmente pouco acessível, numa posição defensiva, o que dificulta que qualquer pessoa, mesmo que bem intencionada, se aproxime. Sabe aquela máxima de que não existe ninguém interessante? Difícil? Por mais incrível que pareça, é mais fácil se justificar dessa forma do que olhar para dentro de si mesma e buscar respostas para o que está acontecendo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook