sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ele não é o papai!

/ /



 Uma amiga me mostrou um post que está circulando por uma rede social. Entrei na página de uma moça desconhecida e vi que antes de postar ela escreveu o nome do namorado tagueado e “faria o mesmo”, ou seja, o namorado dela faria o mesmo que o cara da história abaixo. Isso me levou a várias reflexões… Caso não conheça, leia primeiro o texto que bombou de comentários “lindo”, “perfeito” e etc por aí.
“Ela liga para ele, as 03:00 da manhã, depois de acordar chorando …
ELE: Alô?
ELA: Ei.
ELE: O que aconteceu?…
ELA: … Nada não … É que eu tive um pesadelo e…
ELE: E …?
ELA: E acordei chorando. E decidi te ligar.
ELE: Tá tudo bem, amor?
(ela demora para responder, afinal, ainda estava pensando em seu sonho)
ELA: Tá… Tá tudo bem sim.
ELE: Hum…
(ela escuta um barulho, e fica com medo)
ELA: Amor…
ELE: Fala, princesa.
ELA: Tô com medo. Que merda. Que coisa mais infantil.
(ele ri, fazendo-a se distrair e rir também) Passam dez minutos conversando, de repente ela escuta alguém bater na porta.
ELA: Amor, tem alguém aqui, vou desligar.
ELE: Ei, espera.
ELA: O que foi?
ELE: Abre a porta pra mim?
ELA: O que você tá fazendo aqui?
ELE: Não disse que tava com medo? Então, vim dormir com você, e te proteger, bobinha.
(ela fica vermelha)
ELA: Idiota.
ELE: Linda.
ELA: Besta.
ELE: Ei amor.
ELA: O que foi?
ELE: Abre a porta… Tá frio aqui fora sem você”.
Se amas alguém de verdade e farias o mesmo, compartilhe!”

Enquanto a gente fala fala fala sobre igualdade entre os sexos, sobre a importância das mulheres terem as mesmas liberdades que os homens, o mesmo acesso ao conhecimento, ao crescimento profissional, em dividir tarefas domésticas, em termos o mesmo poder que eles de decisão dentro do Congresso Nacional e dos relacionamentos íntimos… blábláblá. De outro lado parece que tem mulher que quer continuar sendo a eterna menina frágil e indefesa em busca do homem supermegaplusprotetor. A princezinha do papai que sonhou com o lobo mau.
Nossa, e que chatice deve ser o “papel” de homem de uma mulher assim. Claro que tem muito cara que curte… por um tempo. Porque cansa, né? Este príncipe da história tem que estar sempre disponível para quando ela precisar –  e de bom humor! Ele nem chega a oferecer uma conversa – que poderia ser até por telefone – sobre os medos e angustias daquela mulher que chora. Ele a distrai enquanto vai até ela para acolhê-la em seus braços, pois ela acordou chorando depois de um pesadelo.
E essa mulher não pensa duas vezes antes de acordar o namorado, não se importa que ele tenha que levantar cedo para trabalhar. Ou, pior, não dá a mínima que ele vá acordar desesperado com a ligação fora de hora.
Sabe, conheço pessoas que desligam o celular para dormir e até tiram o telefone fixo da tomada à noite. Jamais faria isso! Se algo grave acontecer na minha família ou com algum amigo quero ser a primeira a saber. Pode me acordar que eu me levanto e vou ajudar. E, evidentemente, confio no bom senso deles de só me acordar se for algo realmente relevante. Um pesadelo (se a pessoa não tem menos de 8 anos) não é nada grave.
Uma pessoa adulta, diante de um problema, em primeiro lugar deve tentar resolvê-lo sozinha. Por mais que tenha um namorado super companheirão. Acordou agitada? Respira, toma uma água, pensa, lê um livro e tenta se acalmar. Com certeza isso vai acontecer em poucos minutos.
Já se você está tendo uma crise de ansiedade, sentindo uma angústia terrível, um mal estar que não passa, é outra história. Vai e liga para o namorado ou para um amigo. O apoio das pessoas que a gente ama é fundamental quando não conseguimos melhorar só com a ajuda de nós mesmos. Mas se somos capazes, cuidemos de nossa vida. Namorado não é pai e não tem que ser.
O que achei intrigante no texto é que a moça liga chorando automaticamente mas não pede que ele vá a sua casa. Ele “advinha” o seu desejo e vai – ainda bem que moram perto, né? Se fosse em São Paulo poderia chegar com o dia amanhecendo e a princesa dormindo tranqüila… As meninas que curtiram muito a história descrita provavelmentesonham com um homem mais do que superprotetor, querem o cara que adivinhe os seus desejos. Nossa, que perigo!
Achei  divertido mesmo quando ela fala que vai desligar porque, ops, estão batendo à porta. Olha, se eu estou sozinha em casa e batem na minha porta às três da manhã eu ligo para o meu namorado imediatamente. Aí sim, por este motivo eu ligaria de madrugada! E sei que ele vai aparecer na hora – mesmo que tenha que viajar de helicóptero ou nave espacial ou se teletransportar de uma cidade para outra. Teria muito medo mesmo de alguém na minha porta numa hora dessas.
O que quero dizer é que não acho que as mulheres devem deixar de contar com o carinho e a proteção masculina. De jeito nenhum. Os homens são e serão sempre fisicamente mais fortes. Isso (infelizmente) conta em diversas situações. E ao menos atualmente (por enquanto!) eles são um pouco mais bem preparados –  porque foram treinados desde meninos –  para agir em algumas situações especificas.
Seja como for, um namorado de verdade (assim como um amigo de verdade) deve estar pronto para nos ajudar quando precisarmos deles. Mas pedidos de ajuda tem limite! Todo mundo tem que aprender a cuidar de si mesmo. Quando você espera que o outro esteja ao seu lado SEMPRE que você ameaçar chorar, você joga uma tonelada de responsabilidade nos ombros de quem diz amar. Expectativas irreais (de contos de fadas chatérrimos) esmagam relacionamentos que poderiam ter um futuro realmente lindo.
Não sei se me fiz entender. Mas impliquei tanto com este textinho aí que tive que vir aqui compartilhar.
Se não curtiu o que eu disse, pode comentar também. Quero realmente saber a opinião de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook