quarta-feira, 11 de abril de 2012

O segredo do bom diálogo

/ /


PEDRO: - Meu bem, esta sopa está fria!

CLÁUDIA: - Eu sei que tudo que eu faço é mal feito! Talvez fosse melhor para você que a gente se separasse!

PEDRO: - Eu preferiria que você esquentasse a sopa...
O objetivo de minhas contribuições a este espaço é voltar nossa atenção para detalhes das comunicações interpessoais que, por serem desatendidos, impedem um manejo mais produtivo das relações entre nós, humanos. O formato que, por ora, escolhi para essas contribuições é descrever um pequeno fragmento de diálogo representativo de dificuldades de comunicação frequentes em nossa cultura e, em seguida, explicitar a natureza dessas dificuldades e sugerir como lidar com elas. Nesse espírito, voltemo-nos sobre o fragmento acima.

Um bom diálogo interpessoal - refiro-me, naturalmente, aos que dizem respeito a nossas relações íntimas e cotidianas, não a que tipifica uma aula de Matemática - é MICROSCÓPICO e, não, MACROSCÓPICO. Exemplifico:
Afirmação macroscópica: - Você NUNCA me amou!

Afirmação microscópica: - ONTEM, NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DA ANA, eu me senti rejeitada quando você não me apresentou a seu chefe.
O grande problema das afirmações MACROSCÓPICAS é que elas não oferecem condições para nenhum manejo eficaz do problema supostamente em pauta. Na verdade, de maneira geral, uma pessoa que, frente a afirmação de que uma sopa está fria, reage dizendo que "Eu sei que TUDO que eu faço é mal feito!" está consciente ou inconscientemente agindo de maneira desonesta: está tentando desviar a conversa de um universo microscópico em que a sopa está fria - e que pede a óbvia providência de que se a esquente - para um universo macroscópico em que é difícil divisar algo que, de fato, possa ser feito.

Essa é uma armadilha frequente nos diálogos que habitam nosso cotidiano. Naquele - em verdade, fictício - que relatei acima, Pedro consegue não cair nessa armadilha. Percebe a matreira passagem do nível microscópico para o macroscópico e volta para o primeiro. Isso não é comum. O mais das vezes, a partir do "Eu sei que tudo que eu faço é mal feito! Talvez fosse melhor para você que a gente se separasse!", o que ocorre é o início de uma discussão estéril e infindável, que se repete monotonamente - muitas vezes diante de cansados filhos - ao longo de anos e anos, para um indiscutível prejuízo de todos. E da sopa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook