quinta-feira, 31 de maio de 2012

APROVEITE O DIA DOS NAMORADOS E ESTREITE OS SEUS LAÇOS COM O AMOR.

/ /


dia dos namorados Presentes para o dia dos namorados
As instâncias do amor e seus ritos permitem que o percebamos como um processo, além de favorecer que nos apossemos do privilégio de ser os escultores da obra. Um exame das etapas da construção amorosa, no plano das parcerias, evidenciará o significado de cada uma e delineará as funções que nos cabem como artesãos.
O enamoramento é a experiência do amor nascente, do momento em que Eros se insinua em sua pureza e em seu frescor recém-constelado, a um só tempo arrebatador e silencioso, transformador e sutil. Ali se forma a semente a ser cultivada. Pode-se fazer analogia com a experiência da concepção, uma vez que, fertilizados pela surpreendente força de Eros, os parceiros "nunca mais serão os mesmos". Algo ali se desvirginou e uma transformação foi irreversivelmente engendrada.
O namoro, por sua vez, é o templo em que se cultiva o amor, o laboratório alquímico no qual se dá o processo de potencialização e fortalecimento da capacidade amorosa - inerente a todos os humanos, mas que tem de ser ativada para integrar o acervo consciente de uma pessoa. A semente amorosa, acolhida na terra frtil dos parceiros, precisa brotar, enraizar-se, revelar-se à superfície e crescer em direção ao sol, símbolo da consciência.
O noivado é o templo no qual se forma um compromisso interno com o amar, com a responsabilidade e a honra de se perceber capaz de amar e de se nutrir com o amor do outro. Esse compromisso é compartilhado, o que torna o noivado um rito de passagem, uma confissão pública de que se atingiu a maturidade e a disponibilidade requeridas para o enlace matrimonial e tudo que o envolve. A cerimônia de casamento é o ápice do noivado e o momento em que se reconhece e se assume o caráter sagrado da união, que confere significado espiritual ao vínculo entre os amantes e passa a regê-lo. A zeladoria do homem e da mulher consiste em manter acesas em sua consciência a responsabilidade e a alegria que a conjugalidade traz. O casamento é o templo no qual se cultua, se preserva e se deixa frutificar o amor. O prazer contido na experiência gratifica e oferece motivação para a continuidade do processo; o manejo dos conflitos,outra faceta da mesm experiência, provê consistência ao aspecto "labor" da construção amorosa. Se bem-feito, fortalece o vínculo e capacita os amantes para os embates necessários.
Na estrutura e na dinâmica que descrevi, destaca-se o namoro como o palco onde os parceiros, grandes artesãos do amor, se ocupam da gestação amorosa. Numa cultura pobre em rituais como a nossa, é possível que, fora do âmbito institucional, o namoro seja a reserva ritual que se preserva entre nós, intensa e forte em razão de sua longevidade, do grau de motivação que o mantém vivo e da pujança de Eros que lhe dá sustentação.
Que o 12 de junho não seja só uma efêmera ocasião para despistar o amor em favor de uma protocolar dúzia de rosas, um novo relógio, uma visita frugal ao motel mais conveniente. É importante e urgente o exercício do namoro como a grande barriga na qual se vai gestar o amor, o único antídoto capaz de fazer frente à fragilidade dos vínculos amorosos, quando precariamente formados e, assim, ameaçados de ruptura. Casados precisam namorar para conceber novas facetas do velho amor e, graças a elas, renovar a união. Namorados precisam namorar bastante para que o desenlace sejam uniões consistentes, ou serão logo desfeitas, porque fracas. Solteiros e descasados precisam namorar tanto ou mais do que os outros, para manter acesa a esperança relativa às possibilidades criativas do encontro amoroso, sempre tão almejado.
"Navegar é preciso; viver não é preciso", disse o poeta português Fernando Pessoa. O namoro pode contribuir para tornar a imprecisão da vida mais navegável. Para você, então, alquimista, um feliz namorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook