quinta-feira, 31 de maio de 2012

A DELICADA SITUAÇÃO DAQUELE QUE CRITICA PESSOAS DA FAMÍLIA DO OUTRO

/ /



"Eu posso falar mal de meus pais. Você, não." A frase expressa a vivência de quem se melindra se o parceiro ou a parceira faz críticas à família. Isso não ocorre quando criticamos nossos parentes, porque os vemos com relativa exterioridade e grande intimidade. Assim, um filho ou filha desaprovar os pais jamais seria leviano e não restringiria o amor que sentem. Já se o marido ou a mulher manifestam restrições, teme-se o contrário. Considerando-se que os sogros não são pai e mãe de quem critica, tudo fica mais difícil, pois o amor que deveria envolver a crítica não é garantido. Paralelamente, o parceiro ou a parceira que são filhos receiam que a restrição represente desafeto, ou algo impensado, coisas injustas difíceis de tolerar. E esse relativo distanciamento afetivo, que lhes permite enxergar coisas penosas para o filho ou a filha, talvez desperte neles as críticas que também tinham, mas reprimiam. "Não venha mexer com o conflito que tenho com minha mãe; está sob controle, mas qualquer novidade pode ser o gatilho para dificuldades, que me recuso a enfrentar", é o que a pessoa sente, sem dizer. Ou seja, o amor filial teme sofrer um abalo perante a crítica. Além disso, a restrição destinada à mãe é sentida como um ataque ofensivo a uma parte de si, que a mãe real simboliza. "Se você vê algo desabonador em minha mãe, isso indica que vê algo de errado comigo. É a mãe em mim quem recebe a sua crítica", sentem, sem exteriorizá-lo, tanto homem quanto mulher.
Esse foco de conflitos em parcerias conjugais aplica-se também a outras uniões afetivas que compõem a história de uma pessoa - os irmãos, os filhos, o marido, talvez amigos. Fale mal do filho de alguém e verá como lhe atinge o coração. É o mesmo que estabanadamente entrar numa loja de cristais, inconsciente do caráter precioso daquele afeto. Nessas horas, é bobagem afirmar que você tem razão em apontar um defeito, mera observação objetiva; quem a ouve sente-a como pisão no tapete branco de um templo sagrado.
Eis, justamente aqui, a questão. Pessoas sentidas como minhas, por muito tempo e por numerosos motivos, são sagradas e cultuadas como tais. "Mas você faz críticas. Por que eu não as posso fazer?" "Por uma questão de zelo: algo divino em mim cuida de algo divino fora e dentro de mim. Eu sei o que faço. Quando você se mete a falar de quem amo, trata uma jóia preciosa como bijuteria barata.".
Estamos diante de algo de difícil manejo. Integra a aprendizagem, na união amorosa, a descoberta do que é sagrado ao outro, e desenvolver uma atitude de respeito. Não é preciso adotar como sagrado o que lhe parece profano, como numa conversão religiosa. Basta reconhecer que há na vida do outro uma dimensão a respeitar, assim como você requer consideração pelo que lhe é especial.
Mas respeito não é sinônimo de camisa-de-força. Não sacrifique sua espontaneidade, sob pena de mutilar-se. Transmita que econhece o caráter sagrado da pessoa. Com isso, será ouvido em sua eventual restrição. De outro lado, faz parte da evolução existencial o processo de dessacralização de figuras parentais, ou de outros vínculos significativos. Críticas, queixas e restrições, próprias ou alheias, contribuem para o processo. Uma das metas do desenvolvimento emocional é a correta leitura da realidade, sobretudo a humana: amável, adorável, falha, gratificadora, frustradora e, pois, inteira. O intento de preservação do sagrado em vínculos humanos pode resultar na glorificação de coisas banais, mas também pode eternizar uma grande e mentirosa ilusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook