segunda-feira, 7 de maio de 2012

Respeito é bom e todos gostam!

/ /


Por muitas vezes, testemunhamos situações em que pessoas, – abandonando o que lhes poderia restar de uma boa educação –, romperam com todos os outros princípios morais ao desmerecer o valor da integridade do ser humano; integridade esta que se origina desde a concepção deste e que perdurará por toda sua existência.

A sadia convivência em nossos relacionamentos se constrói sobre os alicerces do respeito por aqueles que, de alguma forma, exercem autoridade sobre nós, sejam eles professores, chefes de trabalho, pais, entre outros.

Hoje se nota a falta de respeito de alunos para com os professores, assim como daqueles que se valem de um título, quer seja político ou de magistratura, para com aqueles que exercem uma função – julgada por eles – como inferior. Contudo, surpreende notar que a falta de respeito, muitas vezes, começa ainda dentro de casa, seja entre pais e filhos, seja entre cônjuges, entre irmãos etc.

O respeito tem se esmorecido desde o zelo aos bebês, que rogam aos céus pela oportunidade de obterem o “veredicto” favorável dos próprios pais à vida, até os cuidados daqueles que trazem por muitos anos o fardo de seus dias vividos. Há ainda outros que foram jogados ao descaso por se encontrarem incapacitados numa cama.

Há filhos que, por se acharem adultos o bastante, e ainda que morando sobre o mesmo teto, contradizem os pais, desrespeitando as normas estabelecidas por eles; outros se dirigem à autoridade paterna aos gritos. Interessante levar em consideração que o mesmo ato raramente se repetiria se estivessem em uma discussão com os amigos.

Precisamos lembrar que com quem discordamos em opiniões, seja este um professor, um guarda de trânsito ou um policial, ainda que estivessem equivocados, são merecedores de nosso respeito, e o inverso também é verdadeiro.

Somente aquele que muito experimentou o amor e o respeito poderá efetivamente vivê-los. Se por meio da boa educação dos filhos, conhecemos os educadores, pela demonstração do respeito conhecemos a índole e a integridade do homem, que se encontra em contínua formação.
Penso ser necessário para aqueles que consideram ultrapassado o cultivo do respeito mútuo uma urgente retomada de um novo comportamento. A nobre virtude do respeito pelo outro tende a favorecer o florescimento da excelência da democracia, dos direitos e deveres em todos os nossos relacionamentos.

Talvez os valores de nossa sociedade tenham chegado aos mais baixos níveis por falta de ensinamento do respeito às nossas crianças ainda na tenra idade. Acredito que tão importante quanto ensinar aos nossos filhos o respeito às autoridades em todas as esferas sociais, é  também testemunhar e respeitar aqueles que nos observam como sua autoridade. Nossos filhos aprenderão a respeitar seus superiores e a nos respeitar segundo a maneira como eles próprios foram ensinados e respeitados.

Um abraço


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook