quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sexo: Casais que não querem perder essa parte tão importante do relacionamento precisam aprender a explorar o potencial erótico da ternura e da cumplicidade conquistadas com a convivência

/ /


Passada a paixão, segue-se, na melhor das hipóteses, o amor. E, se o casal permanece junto, com o tempo o desejo tende a decrescer e os encontros amorosossexuais a rarear. Os parceiros sentem-se então frustrados, amputados de uma parte essencial de sua vida. A repressão, a vergonha, a disputa pelo poder muitas vezes tornam difícil a reaproximação. Por isso, o ideal é tomar providências antes que o casal se afaste totalmente.
O desejo sexual, inicialmente movido  pela paixão, pode vir a ser motivado pela ternura. Uma ternura que, se no início do relacionamento é um botão incipiente, poderá crescer com o companheirismo, os cuidados mútuos, a cumplicidade, a compreensão, a capacidade de perdoar e de não guardar ressentimentos. Paradoxalmente, essa ternura dessexualizada é também marcada por um potencial erótico que pode facilmente se realizar.
Mas esse não é o único caminho. Ou é um caminho que pode ser complementado por uma espécie de jogo de sedução. Aqui também temos uma situação paradoxal. O psicanalista inglês Donald W. Winnicott  fala da criança que se esconde, mas quer ser encontrada. Similarmente o parceiro sexual que resiste quer ter a resistência vencida. A resistência apimenta a relação, elevando o grau de desejo. Existe porém o risco de emergir um sentimento de rejeição, pois todos passamos, enquanto bebês, por vivências de abandono que nos marcaram com uma susceptibilidade — maior ou menor — a esse sentimento. A aproximação sexual é uma das formas de exorcizar os profundos e inconscientes sentimentos de rejeição e é em grande parte por aí que o jogo de negaça exerce sua ação picante.
Outra maneira de animar a vida sexual do casal é a manutenção de um clima erótico no dia a dia. Além das manifestações de carinho dessexualizado, o casal poderá, certamente vencendo resistências ancestrais, manter a sexualidade presente através de palavras, gestos, carícias fugazes; esse comportamento ajuda a manter o desejo sexual em fogo baixo, sempre pronto a se tornar incêndio.
Conversas francas sobre as sensibilidades erógenas do casal também ajudam a intensificar atividade sexual e a adicionar prazer a ela. É preciso levar em conta que muitas pessoas em nossa cultura professam um sentimento —  inconsciente ou consciente — de que a sexualidade é algo sujo, indigno, depravado; por isso, necessitam de entrar num estado de espírito abjeto, para entrar no clima do sexo, o que conseguem tornando pornográfica a sexualidade. Ao sair de um plano de pureza para um plano pecaminoso essas pessoas podem, dissociadamente, expressar a sua sexualidade. Esta é uma situação que para alguns casais pode perdurar sem criar maiores problemas. Se no entanto ela se tornar perturbadora, será preciso fazer desaparecer a dissociação, integrando a sexualidade à vida de tal maneira que ela possa ser sentida como imaculada, feita da mesma substância que o carinho, por exemplo. Nesses casos, carinho terno e carícia sexual teriam a mesma legitimidade e gozariam do mesmo status.
Estas são algumas das aproximações que podem ajudar a conservar o desejo sexual após muito tempo de convivência. Há outras, com certeza, e cada casal poderá encontrar a sua — desde que haja disposição para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook