quinta-feira, 28 de junho de 2012

Enteados, madrastas e padrastos: uma relação delicada

/ /




A qualidade das interações entre enteados e madrastas e padrastos merece cada vez mais observação e análise, por serem essas relações cada vez mais frequentes na sociedade pós- moderna

Nos contos de fada e na literatura em geral, a madrasta e o padrasto foram sempre retratados como pessoas cruéis e indesejáveis. Representavam o símbolo da maldade no imaginário das pessoas.

Entretanto, na atualidade, época de tantos casamentos destituídos e reconstituídos isso mudou e mudou para melhor. Hoje, conviver com madrasta e padrasto é uma situação comum a muitas crianças, adolescentes e adultos. A relação entre enteados e madrastas e padrastos é uma relação delicada, ancorada no afeto cultivado ao longo do tempo. É uma nova relação de filiação, fundada na afinidade e mantida pela cordialidade. A criança, na reconstituição da família, pode ter a chance de criar relações diferenciadas e saudáveis com esses novos adultos na sua vida, que podem vir a tê-lo como filho do coração.

A separação dos pais é uma adversidade, traz perda, dor e sofrimento. Porém, enfrentamentos positivos, aprendizados de vida, condutas resilientes (de superação) são possíveis frente às separações. Quando os pais reconstituem a conjugalidade com outras pessoas, o marido da mãe se torna o padrasto e a mulher do pai, a madrasta. Porém, isso não é tão simples ou automático. São processos complexos, o deixar de ser simplesmente o marido da mãe para se tornar o padrasto, assim como o deixar de ser só a mulher do pai para se constituir como madrasta.

Tais processos implicam em uma disponibilidade interna verdadeira, em uma grande generosidade e em uma imensa paciência. Cativar e acolher o enteado, uma criança ferida pela perda sofrida com o afastamento de um dos genitores, uma criança que facilmente se vitimiza, que pode se tornar manipuladora e agressiva, requer uma força heroica e uma persistência infinita.

Enteado vem do latim ante natus, o que nasceu antes. No Português antigo era grafado como antenato. A madrasta ou o padrasto ganha uma criança “nascida antes” e precisa conquistá-la. Cumpre às madrastas e aos padrastos usar de uma sedução criativa na relação com sua criança que “nasceu antes” e que não tem a possibilidade psicológica de aceitá-los imediatamente. Isso porque fantasias de mais perdas inundam a mente da criança.

Vivendo uma situação de perda, ao ser afastada de um dos genitores, a criança inevitavelmente se questiona sobre o que irá acontecer a seguir: o olho da mamãe não brilha mais pelo papai, mas por outro homem. Ou o olho do papai não brilha mais pela mamãe, mas, por outra mulher. Quem é essa pessoa que vem agora “roubar” a mamãe ou o papai? Acresce-se a isso, a percepção da criança de que ela não é nada dessa nova pessoa. Com o tempo, à medida que o filho deixa de se sentir ameaçado, ele consegue elaborar a perda sentida e pode começar a se deixar conquistar e a aferir os ganhos com o novo relacionamento de filiação.

De forma análoga, o filho adolescente e o filho adulto, nas separações e nas reconstituições, vivem processos muito semelhantes. Possuem, é certo, pela idade, maior capacidade de elaboração e melhor possibilidade de compreensão intelectual, mas a dor emocional é a mesma da criança e as defesas se instalam igualmente.

Assim, é função das madrastas e dos padrastos a conquista de seus enteados, por meio de uma sedução criativa, consistente, ética em um relacionamento que demorará a se estabelecer em mão dupla, isto é de forma recíproca e simétrica. Algumas vezes, apenas na geração seguinte se vê como está bem estabelecida a relação de filiação. É quando o enteado percebe que a mulher de seu pai, que se tornou sua madrasta ou o marido de sua mãe, que se tornou seu padrasto são definitivamente os verdadeiros avós de seus filhos. Surge, nesse momento, a possibilidade de se celebrar com êxito a família, dessa forma reconstituída.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook