segunda-feira, 30 de julho de 2012

ANTIPATIA GRATUITA: NÃO TE CONHEÇO E NÃO GOSTO DE VOCÊ

/ /



Acredito que a maioria de nós já passou ou irá passar por uma situação de aversão imediata com relação a certas pessoas.
Mal somos apresentados e logo vem aquele pensamento: Meu santo não bateu com o dele(a)
Esta antipatia gratuita pode ser uma resposta íntima proveniente de nossa própria complexidade interior ou fruto de questões mal resolvidas.
Os motivos para que isso aconteça são muitos, geralmente os gatilhos são : inveja, insegurança, competitividade, possessividade, entre outros. .
Às vezes nos sentimos desconfortáveis diante de quem é muito parecido conosco, principalmente no que diz respeito aos defeitos, o oposto também acontece frequentemente, não vemos com bons olhos aqueles que são demasiado diferentes...
Em alguns casos rejeitamos os recém chegados em nosso meio, acreditando que talvez sejam uma ameaça e poderão tomar nosso lugar ou brilhar mais do que nós. Podemos até desenvolver este sentimento por quem nos confronta, nega algo ou tem qualidades que desejamos possuir.
Estudos também mostram que não reagimos bem diante de uma pessoa muito virtuosa, possivelmente porque isso nos faz pensar em como somos imperfeitos.
No fundo, toda antipatia tem um motivo mesmo que não saibamos explicá-lo e justamente por isso, esta é uma ótima oportunidade para refletirmos sobre estas razões e praticarmos o auto conhecimento a fim de dar mais um passo rumo ao melhoramento pessoal. .
Nestas situações seria interessante refletir :
- Possuo este defeito e por isso esta pessoa me irrita?
- Eu gostaria de ser assim ? Estou com inveja ?
- Estou inseguro com a presença desta pessoa ? Sinto-me ameaçado ?
- Porque estou me sentindo assim ? Tenho motivos para isso ?
Estas reflexões, sem dúvidas são válidas para que além de mudarmos em algum aspecto ou sermos mais tolerantes, possamos ter interações mais ricas e menos preconceituosas.
Quantas vezes nos precipitamos julgando alguém de imediato e depois com o tempo nosso sentimento mudou ? O que aconteceu ? Talvez tenhamos percebido que as nossas inseguranças eram infundadas ou que tivemos uma impressão errada. Já em outros casos acontece o inverso, com a convivência vamos constatando que o outro nos incomoda cada vez mais... Mas a questão que coloco hoje é quando esta aversão acontece sem que a outra pessoa tenha nos dado motivos para isso.
De qualquer forma, é importante deixar a impulsividade de lado nesta questão, vamos tentar ser menos radicais e taxativos. Somos livres para não desejar alguém em nossos círculos, não adianta forçar a barra em certos casos, mas às vezes, esta pode ser uma boa oportunidade para nos fazer mudar de idéia sobre aquele que nos causou uma primeira má impressão.
. Quando não oferecemos esta segunda chance estamos sendo preconceituosos por julgar sem embasamento e comodistas por estarmos sendo teimosos e relutantes diante de uma possibilidade de mudança pessoal.
Da próxima vez que nos sentirmos desta forma, seria bom fazer um esforço extra e procurar saber quais os motivos desta aversão e também permitir que o outro se mostre. Se isso der certo, que bom, teremos mais uma relação interessante, se não, pelo menos ficará claro o que nos despertou este sentimento e não seremos injustos com ninguém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook