quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Maneiras de terminar um relacionamento amoroso

/ /


Os procedimentos para iniciar a separação podem variar desde aqueles que são diretos e sumários até aqueles que são indiretos e complexos. 

As maneiras diretas e unilaterais são as mais utilizadas nos inícios dos relacionamentos amorosos. Neste estágio do relacionamento, os envolvidos estão cientes de que se encontram em uma espécie de período de experiência e, por isso, eles já estão razoavelmente preparados para esta possibilidade. Outro fato que facilita o término dos relacionamentos que estão se iniciando é que os parceiros ainda não integraram uma boa parte das suas vidas e das suas individualidades e, por isso, eles não ficarão tão desamparados e desestruturados quanto ficariam caso muitas áreas de suas vidas já estivessem mais integradas.
Maneiras diretas de terminar um relacionamento 
Esta maneira consiste simplesmente no anúncio do término do relacionamento e o fornecimento de algumas explicações. Estas explicações podem ser simples ou elaboradas, honestas ou manipuladoras. A ausência de explicações é muito impolida e trata-se de uma desconsideração intolerável com o parceiro. Alguns tipos de procedimentos diretos são deploráveis e devem ser evitados como, por exemplo, terminar por e-mail ou por telefone. Também é muito rude enumerar todos os defeitos do parceiro e imputar-lhe os motivos do término do relacionamento. O mais provável é que o término seja mais uma questão de incompatibilidade mútua do que a presença de defeitos de uma das partes.
Maneiras indiretas de terminar o relacionamento 
As maneiras indiretas são mais utilizadas para terminar relacionamentos que já existem há um bom tempo e as vidas dos parceiros já se entrelaçaram de várias formas. Neste caso, aquele que quer terminar pode começar a tomar medidas que tornem o relacionamento menos importante para si e para o parceiro. A diminuição desta importância facilita a separação. Estas medidas podem ser tomadas conscientemente ou inconscientemente. Por exemplo, um dos parceiros começa a investir menos no relacionamento, a reconstruir uma vida independente para si e até mesmo a sabotar o relacionamento atual, tanto para diminuir o interesse do companheiro em permanecer nele e facilitar a separação como para fazer o parceiro sofrer menos. Algumas das principais destas maneiras são as seguintes:
Aumentar custos e diminuir benefícios do relacionamento para o parceiro. Por exemplo, deixar de ser atencioso e romântico com o parceiro, deixar de apoiá-lo e aumentar as críticas.
Criar um clima ruim com o parceiro que dificulte a continuidade do relacionamento e diminua as chances de uma reconciliação. Por exemplo, comentar que não suporta as reclamações diárias do parceiro e que vai manter aqueles hábitos que o parceiro vem criticando. 
Provocar raiva e ressentimentos do parceiro contra si. Estes sentimentos ajudam o parceiro a focalizar os defeitos daquele que os provocou e aumenta a sua coragem e a motivação para tomar uma atitude contra quem os provocou. 
Deteriorar a própria imagem que foi projetada para o parceiro. Este tipo de medida visa passar a mensagem: “O problema sou eu e não você”.
Dizer que não ama mais o parceiro, que sente o relacionamento como obrigação. Esta medida tem o efeito de liquidar as suas esperanças. (“Você não é a pessoa por quem me apaixonei”).
Aumentar a independência em relação ao parceiro. Exemplos: começar a desenvolver atividades independentes do parceiro e incentivá-lo a fazer o mesmo. Adotar a seguinte política: “De agora em diante vou agir assim, independentemente de você gostar ou não”. Voltar a realizar programas de lazer sozinho e começar a desenvolver círculos de amizade que não incluam o parceiro.
Cometer atos que o parceiro considera imperdoáveis. Exemplos: traí-lo e fazer com que ele saiba disso. Dizer que não o ama mais. 

Se você está segura de que o seu relacionamento não tem chance, é melhor terminá-lo logo. Prolongar a situação provavelmente vai aumentar os prejuízos para você e para o seu parceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook