segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Hora de ficar solteiro?

/ /

Felizes, mas não para sempre.
Esta é a regra dos relacionamentos no século 21. Nunca ficamos, transamos, namoramos, terminamos, ficamos de novo, juntamos, casamos e nos separamos tanto. O único problema dessa liberdade toda é aprender a lidar com o fim (que acontece cada vez com mais frequência). “Nós não sabemos conviver com a perda que o término de um relacionamento representa. No fundo, ainda temos medo de encarar essa conversa final”, explica Carlos Eduardo Carrion.
O segredo é saber reconhecer se a relação tem conserto e quando não há mais nada que você possa fazer. Carrion explica que existem três pilares que mantêm duas pessoas juntas: amor (sim, ele existe), que é o afeto entre vocês, o tesão (precisa explicar?) e o que ele chama de “fatores administrativos” – tudo aquilo que possibilita a convivência pacífica, como os gostos em comum, planos para o futuro e uma sogra suportável. Quando um desses três setores não funciona mais como deveria é que a crise se instaura. Às vezes dá para resolver o problema, outras não. Mas, de qualquer maneira,  o desequilíbrio no relacionamento indica o momento de avaliar se o que sobrou de bom ainda vale o investimento ou se está na hora de partir para outra. E como nós prometemos estar ao seu lado na alegria e na tristeza, preparamos um guia para ajudar a identificar se a história é uma barca furada, e damos as dicas para dar o famigerado pé na bunda sem perder a elegância.
1.  Está quente!
Esse sorriso na cara não engana! Você está no estágio da paixão,  sortudo. “Apesar de nem sempre levar ao amor, a paixão é uma forma deliciosa de começar ”, diz Luiz Amadeu Bragante. E mesmo que isso pareça impossível, um dia esse sentimento acaba. Volte a fazer o teste em três meses.
2. Bateu a preguiça  
“Discussões são ruins, mas apatia também é um sinal de que a coisa não vai bem”, alerta Laila Pincelli. Ou seja, um relacionamento morno não vale. Lembre-se de que alguém entediado tem o dobro de chance de morrer jovem, segundo estudo da Universidade de Londres (Inglaterra).
3. Ringue particular
Discordar e discutir é normal, agredir verbalmente, não. “Sentir raiva e gritar acontece, mas se houver falta de respeito, o relacionamento não é sustentável”, alerta Linda Blair. Se as brigas parecem com uma competição de palavrões, pule fora. Não dá para viver entre tapas e beijos.
4. Proposta indecente
Você gosta dela, mas não quer abrir mão de uma oportunidade. “Pese a importância do relacionamento e quanto investiu para ter a chance”, diz Laila. Se a vaga é imperdível, siga o instinto – segundo o British Medical Journal (Inglaterra), a insatisfação no trabalho causa problemas de saúde.
5. Investimento perdido
Você faz tudo e não recebe nada? Pare para pensar se o esforço vale a pena. “Muitos casos terminam porque um dos dois sente que está se empenhando, mas não ganha a mesma atenção”, explica Linda. O que fazer? Termine e coloque-se novamente no topo de suas prioridades, rapaz.
6. Última tentativa
Não sabe se gosta dela? Imagine a morte da garota. É mórbido, mas visualizar a vida sem ela aumenta a satisfação com o relacionamento, diz um estudo publicado no Social Behaviours and Personality Journal (Nova Zelândia). Se viver sem ela parecer normal e não triste, caia fora.
Jogue fora com cuidado
Use a nossa linha do tempo dos relacionamentos para descobrir em qual fase você está, quando dar um basta e, principalmente, como dispensar a parceira.
VOCÊ ESTÁ…
… sem tesão 3 meses
Flerte virtual
Na era das redes sociais, qualquer romance de férias pode engrenar. Mensagens safadas na madrugada fazem parecer que a história tem futuro. Mas nem sempre funciona.
Por que isso acontece “A paixão e o tesão são as chaves de um caso assim. Quando a excitação inicial acaba, nem sempre existe compatibilidade para seguir com o relacionamento”, explica Bragante.
Quando acaba “Você olha para a mulher que, há alguns dias, achava a pessoa mais sexy do planeta e não tem a menor vontade de fazer sexo com ela”, diz o especialista.
Como terminar: Não use fórmulas batidas como “sou eu e não você”. Explique a falta de conexão e elogie os bons momentos juntos.
… sem companhia 6 meses
Sexo não é tudo
Debaixo dos lençóis tudo vai muito bem, obrigado. Mas vocês saem para jantar e existem silêncios no meio da conversa. E você sente falta de um bom bate-papo.
Por que isso acontece “Mesmo identificando algo ruim no relacionamento, tendemos a continuar nele pelo que é bom – neste caso, o sexo”, alerta Carrion.
Quando acaba “Não precisa terminar se vocês assumirem que querem apenas transar. Mas se o antes e depois do sexo fazem falta, pule fora”, aconselha.
Como terminar: Seja o mais sincero possível, mas sem usar palavras que podem magoá-la. Um simples “não vejo muitas coisas em comum entre nós” já é válido.
… entediado 2 anos
Repetição sem fim
Foi como um daqueles filmes que elas adoram – paixão, romance e diversão. Mas a rotina chegou, e foi devastadora. Por que isso acontece A paixão diminui com o tempo, e é normal que a relação esfrie. “Não há um motivo para isso, mas o interesse por ela pode, sim, terminar”, explica Carrion.
Quando acaba Vocês perdem o carinho um pelo outro. Não sentem mais vontade de sair juntos ou deixam de fazer as pequenas coisas que davam graça ao relacionamento.
Como terminar Não tente inventar um motivo dizendo que a parceira fez isso ou aquilo de errado. “Todo homem deve ensaiar para ser capaz de dizer  (e ouvi-la dizer) que não está feliz e não sabe o motivo.”
… sem sexo 3 anos
Amigos sem benefícios
Ela é sua melhor amiga, mas emburra se você presta mais atenção no futebol e detesta os seus programas. Sexo, então, nem pensar! Sobrou apenas o carinho.
Por que isso acontece Sexo é um bom termômetro do casal, explica Bragante. Se algo não vai bem, isso reflete no quarto.
Quando acaba Vocês já tentaram botar lenha na fogueira com conversas, viagens, novidades na cama, e nada. “Ninguém quer uma relação sem sexo”, diz o psicólogo.
Como terminar Caia fora antes de começar a trair, isso não ajuda em nada. “Sente, converse com calma e diga que é melhor partir para outra.” Se gostam mesmo um do outro, quem sabe a amizade não se salva?
… encurralado 5 anos
Vai ou racha
Viajar, comprar uma casa, planejar ou ter filhos são experiências incríveis. Mas não significa que não são assustadoras, ou que você não pode pular fora…
Por que isso acontece Pessoas mudam e planos também. “Pense na história de vocês e avalie se quer mantê-la. A partir daí, você vai saber se vale abrir mão de certas metas individuais”, aconselha Laila.
Quando acaba Preste atenção às brigas de vocês. “Se elas têm sempre os mesmos motivos é um sinal de que nenhum dos dois está a fim de fazer concessões.”
Como terminar Dê à parceira motivos reais. Diga que a relação foi muito importante, mas que você quer seguir em outra direção.
… cansado 10 anos
Fim da linha
Vocês vivem juntos, mas mal se falam. Suportam uma vida sem sexo e cheia de brigas. Isso tudo porque… Por que mesmo?
Por que isso acontece “Os desgastes da rotina criam muita mágoa”, alerta Bragante. Com o tempo, essas rusgas podem superar tudo que é bom na relação.
Quando acaba Você percebe que os únicos motivos para estarem juntos são os filhos, a casa, o carro, a conta conjunta…
Como terminar Se não conseguem conversar sobre o assunto sem ofensas, procure um mediador. Vocês não precisam virar amigos, mas lembre-se de que já amou essa mulher, então tente preservar pelo menos o respeito mútuo.
Matéria publicada na Revista Men’s Health de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook