sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Limpeza íntima: melhor com água ou com sabonete?

/ /




Quando o assunto é higiene íntima, não há uma verdade absoluta, sobretudo no que diz respeito ao uso do sabonete específico para a área. Enquanto alguns médicos defendem o produto, outros preferem a limpeza somente com água. Dê o seu veredito.
Sabonete - Tem que usar
"A água remove 60% da sujidade. O resto sai com o sabonete", afirma Paulo Cesar Giraldo, professor titular de ginecologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor científico da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (Sogesp).
Isso porque somente um produto adstringente retira a gordura característica da vulva, que incorpora à região resíduos como papel, urina e fezes. "Sem o sabonete, a mulher terá de esfregar bastante a área para obter uma higiene completa, o que pode causar irritação." Giraldo faz uma analogia com o ato de lavar o rosto. "Você não precisa de um sabonete específico para limpar bem a pele? Com a vulva é a mesma coisa."
Em 2009, o médico conduziu uma revisão de 147 publicações que resultou no Guia Prático de Higiene Genital Íntima, publicado pela Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Voltado para especialistas, o manual preconiza que a escolha do sabonete obedeça a três critérios: 1) seja líquido (versões em barra muitas vezes são compartilhadas pela família); 2) tenha pH ácido semelhante ao da vulva (5 ou 6); 3) não possua compostos alergênicos. "Só há uma maneira de saber se você é alérgica a alguma marca: experimentando", diz Giraldo.
Água - Faz a limpeza sozinha
"Os sabonetes íntimos ganharam fama por causa do marketing na sua divulgação", afirma a ginecologista Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite, Ambulatório de Sexualidade Feminina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Para o dia a dia, recomendo somente a limpeza com água." Carolina defende o uso do sabonete no máximo três vezes por semana. "É o suficiente para remover o sebinho que se acumula na vulva." A utilização diária, além de desnecessária, pode disparar alergias.
A médica não é contrária aos sabonetes íntimos, mas os considera dispensáveis. "Qualquer variedade neutra de glicerina, mesmo em barra, faz o serviço com igual eficácia, sem interferir no pH." A vagina tem pH ácido e é colonizada por lactobacilos, bactérias que formam uma barreira contra micro-organismos potencialmente infecciosos. Por isso, não interferir no pH é uma forma de prevenir corrimentos e coceiras. Nisso os médicos concordam.

Íntimo e pessoal
   
Quatro aspectos que você não deve ignorar na limpeza da vulva
   
1. Frequência
Varia de uma a três vezes por dia. Influenciam a quantidade: prática de atividade física, peso (obesas transpiram mais), biótipo (caia para trás: assim como a pele do rosto, a da vulva pode ser oleosa ou seca - acompanha a facial), período do mês (a menstruação pede cuidado extra) e estação do ano (quanto mais quente, mais lavagens). Excesso de limpeza, esclarecem os doutores, também é prejudicial: afeta as defesas locais e favorece o ataque de germes como a clamídia.
2. Temperatura da água
Tomar banho com água pelando resseca a pele do corpo e o couro cabeludo, certo? Com a genital não é diferente. Lavar-se com a água morna evita ressecamento e, consequentemente, problemas como coceira e fissuras.
3. Área de limpeza
Por tabu, desconhecimento e mito, as mulheres não tocam os genitais e não se higienizam adequadamente. "A lavagem deve incluir o monte púbico, a pele da vulva, a virilha, a região perianal - entre a vulva e o ânus - e o interior dos grandes e dos pequenos lábios", diz Giraldo. Nunca, jamais, jogue jatos de água dentro da vagina - as chamadas duchas, feitas com chuveirinho. "No interior da vagina, há um equilíbrio de micro-organismos. Colocar água lá dentro pode alterar o pH e mandar os micro-organismos para o útero", afirma Carolina.
4. Secagem
Tão importante quanto lavar-se é secar-se adequadamente. O excesso de umidade cria o ambiente ideal para a proliferação bacteriana. Depois do banho, utilize uma toalha de algodão, seca e limpa, que absorva toda a umidade das reentrâncias, internas e laterais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook