segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ser sincero e contar sobre uma traição pode parecer a coisa certa a fazer. Mas é melhor pensar bem antes

/ /

Cerca de 60% dos homens brasileiros já deram uma escapada pelo menos uma vez na vida. Discussões sobre certo ou errado à parte, a maioria deles vai sentir a culpa bater cedo ou tarde. Se é o seu caso, não decida contar tudo antes de ler os conselhos de especialistas para minimizar os danos.
Enquete  MH* 64%  dos homens já traíram. Entre as mulheres, a porcentagem é de 55%
O séxologo
Amaury Mendes Jr., professor  do ambulatório de sexualidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Pense bem na sua justificativa para a traição. “Muitos homens ainda acreditam naquela bobagem de que é preciso ter uma santa em casa e encontrar sexo na rua”, explica. A maior parte das traições masculinas é apenas sexual, ao contrário das femininas. Mulheres que procuram outro parceiro querem receber atenção e carinho. Se existe algo de bom em uma traição – que causa arrependimento – é repensar a postura no relacionamento. “Decidiu que quer mesmo ficar com a parceira? Invista em uma sexualidade saudável dentro de casa.” E, apesar de não indicar a confissão gratuita, para os que querem deixar tudo em pratos limpos ele aconselha: “A infidelidade é uma quebra nas promessas que vocês fizeram um ao outro. Se ela perdoou e vocês resolveram tentar de novo, criem um rito ou uma cerimônia para renovar esse compromisso. Vale uma viagem, uma festa, um programa especial que demarque a nova fase.”
Vale a pena contar?
Não Se você teve apenas uma aventura numa viagem, mas percebeu que gosta mesmo da parceira e quer melhorar a relação.
Sim Se a relação está desgastada. Muitos homens deixam a mulher perceber a traição para ter uma desculpa para terminar.
Não despreze a percepção feminina. Se você acha que ela sabe, ela provavelmente sabe
O psicólogo
Michael Price, professor da Universidade de Brunel (Inglaterra)
Não se guie sua reação (culpa), mas pela da parceira (de insegurança). “Os homens consideram a infidelidade sexual o maior problema e podem se sentir tentados a confessar, mas a preocupação maior das mulheres é a traição emocional. O medo primordial delas é que você se vincule a uma outra mulher e leve comida e abrigo para outro lugar”, diz o especialista. Isso funciona inconscientemente desde os tempos dos homens das cavernas. “Se aconteceu só uma vez, com zero de envolvimento – e não há ameaças para o estilo de vida de vocês –, é bem possível que uma revelação não cause nada, apenas uma tristeza geral”, explica.
Vale a pena contar?
Não Se foi puramente físico. Se aconteceu apenas uma vez ou foi há muito tempo atrás, melhor  você deixar para lá.
Sim Se você se envolveu emocionalmente. É difícil se desligar de um caso assim, então seja honesto com ela e com você mesmo.
O analista de risco
Hamish Roberts, diretor da Aon, Consultoria Internacional em Gestão de Riscos
Faça a si mesmo a pergunta pessimista que toda seguradora faz todos os dias: qual o pior que pode acontecer? Sua parceira reage racionalmente a más notícias? O que ela acha da infidelidade? Vai pensar em vingança? Ela seria capaz de considerar o perdão? “Em seguida, descubra o que aconteceu com pessoas que você conhece que foram infiéis. Quer passar pelo que elas passaram?” Por fim, avalie o risco de expor a infidelidade para a sua reputação. “Várias pessoas podem ser afetadas por essa notícia e uma possível separação – amigos em comum, filhos, família, ou até mesmo uma futura pretendente que não curta sair com alguém que tem histórico de infiel”, alerta. Por fim, ele acredita que o pós-crise é melhor resolvido se a parceira tiver espaço. “Se você contar, prepare algum esquema de moradia alternativa caso ela precise de um tempo. Dessa forma, você terá mais chances de obter um resultado positivo”, finaliza.
Vale a pena contar?
Não Se não tiver considerado o impacto, você deve definitivamente manter segredo. Tem muito a perder.
Sim Se você já pensou nas consequências e não consegue conviver com a culpa, beba um uísque e conte tudo.
O advogado
Richard Collins, especialista em divórcio, da Inglaterra
“Nunca menospreze o instinto de uma mulher. Se você tem culpa no cartório e suspeita que ela sabe, ela provavelmente sabe”, diz o advogado. Estatisticamente, o que mais entrega o jogo é o celular. Ela disse que você está enviando mais SMS que o normal ou pergunta ‘Quem era?’ depois de uma ligação? Então, é provável que você tenha sido pego. Richard aconselha que você confesse antes que ela o confronte. “Se vocês sempre conversaram abertamente, a verdade pode resgatar a confiança de volta”, diz. O importante é o tom usado. “As mulheres respondem melhor a confissões que não se focam no caso, mas no que precisa ser corrigido no relacionamento de vocês”, ensina.
Vale a pena contar?
Não Se o caso já acabou e ela se faz de desentendida, não diga nada. “Algumas mulheres percebem, mas deixam passar se já tiver terminado”, diz Richard.
Sim Se vocês sempre se relacionaram bem e abertamente e, especialmente, se você acredita que ela já sabe. A sinceridade pode ser bem-vista por ela e salvar a comunicação do casal.
A especialista em celebridades
Clemmie Moodie, do jornal britânico Daily Mirror
O conselho de Clemmie é surpreendente, mas interessante: “Foi com uma prostituta? Verifique as DSTs, arquive sua culpa e não diga nada. Foi com uma amiga próxima ou parente? Conte, ou ela o fará primeiro.” Considere também quem é a sua parceira. “Se ela é mais jovem e ganha muito menos que você ou é dependente emocionalmente, é provável que você tenha uma segunda chance. Mas mantenha o silêncio se ela tem por volta de 30 anos, um trabalho que adora e uma vida socialmente agitada. Este tipo de mulher nunca aguenta humilhação”, acredita. Mas se ela for do tipo que perdoaria e você puder imaginar um futuro reconciliado com ela, uma confissão – desde que traga mudanças no seu comportamento – pode reaproximar vocês.
Vale a pena contar?
Não Se ela tem uma forte rede de apoio (trabalho, família e amigos), uma confissão vai mandá-lo diretamente para a lata do lixo.
Sim Se ela é dependente ou o amor dela vale mais do que a privacidade das suas chamadas telefônicas – sim,
ela vai continuar desconfiada.
O religioso
John Flynn, padre católico, da Inglaterra
“A culpa é sinal de que algo precisa ser resolvido”, diz o padre John. Mas suas ações devem servir para arrumar o que está errado, e não apenas para aliviar o peso na consciência. “Se você está mal por mentir para uma pessoa que ama ou por não estar mais apaixonado por ela, a verdade é o único caminho.” Mas se a questão é apenas ter feito algo ruim, então foque-se no que pode remediar a situação e comprometa-se com isso: passe mais tempo com sua parceira e invista na relação. “Se você decidir por essa opção, mantenha a questão viva e questione regularmente se não contar ainda é a coisa certa”, aconselha. O padre sugere também atrasar a sua admissão até ter conversado sobre o caso com algum amigo confidente. “Isso pode ajudar a fundamentar a sua confissão”, diz ele.
Vale a pena contar?
Não Se você não tiver conversado com  ninguém ou está só tentando se sentir melhor com você mesmo.
Sim Se você ainda se sente culpado por isso, apesar de ter feito tudo o que poderia para melhorar o relacionamento.

Enquete  MH* 62% das mulheres não perdoariam uma pulada de cerca
* Pesquisa realizada com 1361 leitores no site da MH e 1403 leitoras no site de Nova entre os dias 29 de janeiro e 16 de fevereiro
Matéria publicada na Revista Men’s Health de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook