segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Quanto tempo dura a sua paixão?

/ /
Há quem se apaixone facilmente, muitas vezes durante a vida. Há quem raramente se entregue a essa avalanche de sentimentos. E há ainda quem afirme que jamais se apaixonou. Mas, para a maioria, a ideia de se apaixonar por alguém tende a parecer sempre algo muito bom, prazeroso e quase uma sorte ou privilégio. 

Por essas e outras, embora existam várias pesquisas sobre o tema, a vida nos mostra que a paixão é – como qualquer outro sentimento – muito pessoal. Cada um tem seu jeito de sentir, interpretar e, principalmente, de demonstrar. 

Claro que dá para analisar essa dinâmica a partir das semelhanças e das recorrências. E, então, os estudos podem nos ajudar a compreender para que serve a paixão e por que ela pode ser tão intensa e até assustadora algumas vezes. 

Recentemente, uma pesquisa apontou que a duração da paixão, ou do entusiasmo diante de um novo amor, dura por volta de dois anos. Fiquei pensando sobre esse tempo e tentando compreender por que é que, tantas vezes, termina parecendo que a paixão é mais interessante e empolgante que o próprio amor... 

Se interpretarmos fielmente, paixão significa sofrimento. E isso pode explicar a angústia, a ansiedade e a confusão de sentimentos e sensações que ela, geralmente, provoca. Mas se interpretarmos por um viés mais popular, podemos dizer que paixão tem a ver com empolgação, urgência do outro, desejo intenso, alegria, bem-estar e vontade – muita vontade – de compartilhar vida e intimidades com alguém em especial. 

De uma forma ou de outra, o fato é que ela tende mesmo a diminuir com o tempo. Ou melhor, tende a se transformar. Ou em nada, findando a relação quando se percebe que ela não evoluiu. Ou em amor, quando ela amadurece e ganha em profundidade e conteúdo. 

O problema começa quando as pessoas acreditam, equivocadamente, que amor é que não inclui paixão. Ao contrário do que muitos pensam, amor e paixão não só podem como devem andar juntos ao longo dos anos. Mas, para que isso aconteça, é preciso que haja disponibilidade e empenho dos casais. 

Amor apaixonado é amor atento. Amor de gente grande. Amor de quem sabe o que quer e refaz sua escolha repetidas vezes. Amor com paixão tem a ver com pessoas apaixonantes. É um tanto óbvio: para que a paixão sobreviva, é preciso haver dois amantes apaixonados e vivos e vibrantes e atuantes e envolventes. 

E o segredo está em compreender que raramente os dois estarão amando apaixonadamente ao mesmo tempo e na mesma medida. Por isso é que um casal precisa ser uma equipe. Quando um arrefece, o outro esquenta. Quando um se cansa, o outro dá ânimo. Quando um fica tenso e irritado, o outro acalma e aquieta. 

Senão, a relação se torna um constante “bater de frente”, sempre se machucando um ao outro ou tentando se perdoar um ao outro. Uma montanha-russa de extremos altos e baixos que desgasta, descolore e desapaixona o amor. Até o dia em que um dos dois – ou os dois – já não consegue mais se reapaixonar. E daí sim, o amor vai ficando morno, sem graça, sem aquele entusiasmo tão especial que o torna forte para vencer qualquer desafio! 
Sendo assim, invista no amor apaixonado sabendo que esse sentimento só pode existir quando você se propõe a ser um amante apaixonante! Uma questão de escolhas e atitudes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook