quinta-feira, 9 de maio de 2013

Saiba tudo o que ocorre em uma consulta com um ginecologista

/ /

Ginecologista


Que exame é feito no consultório do ginecologista?
O médico começa por um exame clínico geral e analisa as mamas. Se a garota já tiver iniciado a vida sexual e permitir, o médico realiza o exame ginecológico completo, começando pela parte externa do aparelho genital (a vulva) e fazendo um exame interno. Com luvas descartáveis, o médico coloca um dedo na vagina e a outra mão sobre a barriga da menina para identificar se o útero e os ovários estão bem, avaliar o tamanho e a forma dos órgãos e investigar se a paciente sente dor em algum lugar. Depois, usa um aparelho, o espéculo, para examinar detalhadamente a vagina e o colo do útero. Nessa hora, pode ser colhido material para o exame de prevenção do câncer (Papanicolaou).

A garota virgem pode fazer esse tipo de exame?
Se não houver nenhuma queixa, o exame é dispensado.

O ginecologista pode contar para a família se a garota é virgem ou não?
Só se ela quiser. O código de ética diz que o médico está proibido de revelar qualquer segredo profissional, aos pais ou responsáveis legais, mesmo que a paciente seja menor de 18 anos.

A mãe precisa entrar junto na sala de exame?
Não é obrigatório. Em geral, as salas de exame e de consulta são separadas. Então, o próprio médico pode pedir que a menina entre sozinha. Assim, a paciente pode revelar alguma coisa em particular, só para o médico. Mas não estranhe se ele pedir que sua mãe entre junto e espere ao lado, se você for menor de 18 anos. O código de ética orienta para que, nesses casos, o profissional não faça o exame sozinho.

Com mãe ou sem?
Você gostaria de entrar sozinha no consultório mas não sabe como dizer isso a sua mãe? O único jeito é se abrir com ela, falar sobre o seu crescimento e sua necessidade de ter a privacidade respeitada. Mas não precisa brigar. Papo aberto não é sinônimo de acusações e discussões. É possível falar sobre tudo o que sente na maior paz.

ginecologista é o primeiro médico a cuidar da saúde da menina depois do pediatra. Por isso, é treinado para saber não apenas a respeito das doenças que podem ocorrer no aparelho genital feminino, mas para compreender os receios e resolver as dúvidas sobre sexualidade, independente da idade da paciente. Veja as perguntas das leitoras da Atrevida sobre a primeira visita ao ginecologista. Quem responde é a ginecologista e obstetra Denise Coimbra:

Com que idade devo ir ao ginecologista?
Mesmo que esteja tudo bem, o ideal é ir logo após a primeira menstruação. Na primeira visita, tire dúvidas sobre o ciclo menstrual, os absorventes (inclusive o interno), etc. Mas se você já apresenta corrimento, cólicas fortes, ou sintomas de TPM (tensão pré-menstrual), se pensa em transar ou já teve relações sexuais, a visita é obrigatória!

Preciso fazer o exame ginecológico logo na primeira consulta? 
Não. Em geral, no primeiro encontro, o especialista aproveita para conhecer melhor a garota e tirar as dúvidas. É fundamental que você se sinta à vontade para falar e confie no médico. Caso perceba que não rolou com ele, procure outro profissional.

O que o ginecologista pergunta?
Em geral, ele quer saber sobre o seu dia-a-dia, problemas de saúde que teve na infância, se há alguma doença na família, como é sua menstruação, se tem namorado ou não e se já iniciou sua vida sexual. O que pode mudar é o jeito de ele perguntar, principalmente se notar que você é envergonhada ou que está com receio de tocar em certos assuntos na frente de sua mãe. Se já transou e não quiser revelar a ela, dê um jeito de falar. É importante que ele saiba a verdade.

2 comentários:

  1. Eu não cheguei a gozar , mais saiu o caldo lubrificante e a menina toma 1 ante concepcional por dia, ela tem chanse de engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se toma corretamente não tem chances de engravidar. Mas sem o uso da camisinha pode pegar doenças sexualmente transmissíveis.

      Excluir

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook