sábado, 14 de setembro de 2013

TPM

/ /

Homens, vou desvendar agora um grande mistério, um segredo especial das mulheres! Preparem-se, aí vai:

Todo santo mês a mulher passa por uma grande oscilação psicológica e de hormônios. O autor James Dobson chama isso de "as estações do mês feminino". Vou explicar em detalhes o que é isso, e partir daí, você vai entender melhor o universo feminino e seus mistérios. 

A primeira semana depois da menstruação pode ser considerada aprimavera do mês! Os níveis de estrogênio aumentam e produzem quantidades crescentes de energia, ambição e otimismo. Nessa época o humor da mulher fica ótimo! Neurotransmissores cerebrais estão mais ativos e facilitam o pensamento, a memória e a capacidade intelectual. É a fase mais agradável do mês.

verão chega na segunda semana do ciclo menstrual. O estrogênio atinge o ápice e estabiliza. Nesta fase a mulher continua cheia de energia mas adota um ritmo mais moderado. Ainda se sente segura de si, criativa, e dependendo da situação, eufórica. Precisa acontecer muita coisa para preocupá-la ou chateá-la, e ela gostaria que todos os seus dias fossem assim. Mas infelizmente o estrogênio está prestes a despencar...

Chega o outono, ou seja, a metade do ciclo ou terceira semana. Esse período é conhecido como período fértil ou época de ovulação. Os níveis de estrogênio sobem apenas por alguns dias. Esses dias coincidem com o pico de desejo sexual. É nesta época que ela sente profunda afeição e proximidade com o garoto ou homem que ama. E é também nesta época que muitas adolescentes se entregam apaixonadamente nos braços de qualquer rapaz que lhes diga meia dúzia de palavras bonitas... Dois hormônios influenciam essas reações: a testosterona e a progesterona. A progesterona faz a garota se sentir próxima da pessoa que ela imagina amar. Podemos dizer que seria uma conspiração criada por Deus para a propagação da raça humana, rs. Os níveis de progesterona continuam a subir e esse hormônio tem duas funções relacionadas a fertilidade: contrabalancear a influência do estrogênio (cuja presença em níveis altos impossibilita a concepção) e produz o espessamento do útero, que forma o "solo fértil" para um possível embrião.

A quarta semana é o inverno, e os níveis de estrogênio, progesterona e endorfina continuam a cair. Como consequência, o humor da mulher se torna mais sombrio e ela fica mais retraída. Essas mudanças hormonais são extremamente tóxicas para o cérebro e podem desencadear depressão, apreensão, baixa autoestima, hipersensibilidade, tristeza e raiva. É também muito comum que nesta fase ela se sinta rejeitada e insegura. Pode sentir-se confusa e entrar num cômodo sem se lembrar da razão de estar lá. Para as adolescentes, até seu desempenho escolar pode ser afetado durante este período. Infelizmente, o que ela está experimentando são os sintomas conhecidos no mundo todo como: TPM (transtorno pré menstrual). Cerca de três dias depois vêm a menstruação, acompanhada de cólicas, inchaços e mal-estar.

Assim termina o ciclo de quatro semanas, seguido por uma elevação do estrogênio e pela volta de dias felizes!

Como seria bom se todos os homens soubessem disso. Quantos desentendimentos e brigas poderiam ser evitados! Normalmente, na "estação do inverno", quando as mulheres estão extremamente sensíveis, costuma acontecer no casamento um episódio conhecido como "a conversa" ou "DR - discussão do relacionamento". Nesta época, a mulher se sente completamente carente e insegura, sentindo a necessidade de cobrar de seu esposo mais atenção, amor e afeto. Cobranças estas que muitas vezes vêm acompanhadas de choros ou gritos.

Os maridos normalmente ficam confusos, pois são pegos de surpresa e sinceramente não fazem ideia do que fizeram de tão ruim para rejeitar ou magoar sua esposa. Mas enfim, estou aqui justamente para desvendar este mistério. Neste período, a irritação de uma mulher nada tem a ver com atitudes do marido (existem exceções, é claro), embora qualquer homem possa ser muito mais carinhoso e ter mais consideração. Mas agora que você já descobriu o segredo, nas semanas de outono e inverno, o que sua mulher mais precisa é que você ouça o que ela tem a dizer (sem precisar se justificar), um abraço bem apertado, ouvir o quanto você a ama e que demonstre de todas as maneiras este amor.

Importante: a partir do momento que a garota tem a sua primeira menstruação, iniciam-se todas as oscilações hormonais citadas acima, só que em níveis muito mais elevados! Imaginem a situação? Pais de meninas adolescentes: tudo o que sua filha precisa nesta fase é de muito apego, consolo e amor, até que o sol do verão volte a brilhar! Apresente esse texto a ela, com certeza vai ajudá-la a entender melhor o seu corpo e o porquê de tantos sentimentos desagradáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook