quarta-feira, 2 de abril de 2014

Até quando se deve pagar pensão alimentícia aos filhos?

/ /



Maioria das situações de alimentos originam-se quando casais rompem relacionamentos e fica estabelecida uma pensão em favor dos filhos menores de idade. Porém, com o avanço do tempo, eles crescem, vão se tornando autossuficientes, começam a trabalhar/estagiar e os pais se questionam a hora de cortar ou diminuir essa verba de sustento.
Existe a natureza pedagógica da exoneração dos alimentos, mesmo que escalonada/gradual, pois força os filhos a buscar por conta própria a subsistência. Quando o valor pago pelo pai se soma ao que o jovem começa a receber da sua atividade, ele passa a gastar em um padrão de vida fora da sua realidade. Imagine um pai que dá 800 reais por mês e o filho que recebe no emprego (ou estágio) mais 800 reais. Com o dobro da renda, mesmo morando na casa da antiga guardiã (porque agora ele já é maior de idade), as despesas em tese não modificaram, mas a renda disponível dobrou. Terá maturidade para lidar com valor?
Os principais conflitos judiciais para cortar a pensão dos filhos maiores ocorre nas situações em que eles começam a atrasar a conclusão da faculdade, pois sabem que depois de formados a pensão do pai pode ser cortada. Então preferem somar as duas rendas (que vem do pai e a que vem do trabalho/estágio). Mas não basta comprovar esse cenário para que um pai consiga se exonerar do dever alimentar.
O que pesará no processo é se as despesas do filho maior são justificáveis e compatíveis com seu padrão de vida, de modo que o incremento de renda não elevou sua condição social, apenas diminuiu o aperto financeiro que já vinha passando. Veja a hipótese da pensão paterna em 800 reais, mas a faculdade do filho custa 1200 reais. A mãe dele, apesar de morar junto, contribui de forma indireta (não em dinheiro) através do pagamento das despesas com moradia, alimentação, vestuário, etc. Se a pensão que o pai paga já era muito insuficiente e a nova renda conseguida pelo filho permite que ele viva com um pouco mais de tranquilidade, isso dificilmente permitirá uma redução no encargo.
Quando o recebimento da pensão permite que o filho compre automóvel (mesmo financiado), faça viagens de alto custo e tudo isso sem o apoio do pai, aparecem indícios de que o filho está conseguindo fazer economias, que o dinheiro não é empregado nos gastos regulares.
Depois de formado na faculdade, a exoneração também não é automática (exceto se assim pactuado), devendo ser analisado pelo juiz se o jovem está capacitado para sobreviver sozinho (ou se não estiver, de quem é a responsabilidade). Por óbvio que o pai não ficará provendo eternamente, ainda mais quando o filho não demonstra iniciativa em se libertar da dependência, se ele tem esta potencialidade e escolhe se acomodar.
Muitas vezes é difícil para os pais conseguirem enxergar a situação com perspectiva e compreender que a cautela adotada nos processos exoneratórios servem apenas para evitar um dano irreparável.
A ação pode ser movida a qualquer tempo, não sendo preciso esperar um implemento de idade específico (que a lei não prevê) ou já ter ocorrido um fato como a colação de grau. Os processos judiciais são demorados, normalmente se consegue um bom acordo com mediação judicial para que o valor seja diminuído periodicamente ou dada uma carência de poucos meses antes que seja cortado por inteiro.
Caso os dois envolvidos tenham conversado e chegado a um acordo (ou estão perto disso), é aconselhável que procurem um advogado de família para que expliquem as possibilidades, seja negociada essa exoneração de modo escalonado, mas de comum acordo, sendo apenas encaminhado para a justiça a fim de ajustar o desconto em folha de pagamento (caso esteja implantado).
É rotineiro os pais deixarem claro aos filhos que jamais deixarão eles passarem dificuldades dali para frente, que a obrigação jurídica pode terminar, mas a relação entre eles deve continuar amistosa e os auxílios permanecem como uma obrigação moral sempre que os pais entenderem como adequado.
Quando falamos de pai ou mãe no texto, também é muito comum os filhos morarem com o pai e ser a mãe quem paga a pensão. Portanto, as informações servem para qualquer gênero.
Sempre existirão hipóteses e situações pecualiares, pois nessa área jurídica cada família é única e a análise jurídica deve sempre ser personalizada. Por isso, deve haver muito cuidado com analogias com outras pessoas e situações já conhecidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook