segunda-feira, 4 de maio de 2015

Sobre Pensamentos suicidas

/ /
Entenda o que gera o comportamento suicida e como esse gesto externo pode ser evitado.O desespero beira o insuportável. A cada dia, o sofrimento – físico ou emocional – fica mais intenso e viver torna-se um fardo pesado e angustiante. Sua dor parece incomunicável; por mais que você tente expressar a tristeza que sente, ninguém parece escutá-lo ou compreendê-lo. A vida perde o sentido. Você sonha com a possibilidade de fechar os olhos e acordar num mundo totalmente diferente.

Quem nunca pensou em morrer para escapar de uma sensação de dor ou de impotência extremas. É um pensamento humano. Se não desejamos nos matar, ao menos cogitamos morrer. Por trás do comportamento suicida há uma combinação de fatores biológicos, emocionais, socioculturais, filosóficos e até religiosos que, embaralhados, culminam numa manifestação exacerbada contra si mesmo.
Podem existir causas imediatas como perda do emprego, fracasso amoroso, morte de um ente querido ou falência financeira – que agem como o último empurrão para o suicídio. O suicida sempre esta fora de sí, quando comete ato. Pesquisa da OMS indica que o suicídio geralmente aparece associado a doenças mentais – sendo que a mais comum, atualmente, é a depressão, "depressão é a falência intima". não confundir com tristeza, responsável por 30% dos casos relatados em todo o mundo. O alcoolismo responde por 18% dos casos de suicídio, a esquizofrenia por 14% e os transtornos de personalidade – como a personalidade limítrofe e a personalidade anti-social – por 13%.

Eu quero morrer, mas não quero
As tentativas de se matar são vistas como um grito por ajuda, sintoma de uma falha tanto no sistema familiar quanto no grupo social. O indivíduo não consegue pedir socorro de outro modo, então opta por um ato extremo. Vou me matar. Muitos desistem quando seus desejos são atendidos. Todos dão conselhos, mas ninguém ouve o que ele tem a dizer. Esse indivíduo, portanto, fica com a impressão de que não existe para o mundo.

Linguagem

Muitas vezes, em algum momento da vida, dizemos que gostaríamos de morrer de nos matar, essas palavras ficam registradas em nosso inconsciente de modo que em qualquer momento podem vir a consciência. Precisamos ter cuidado com que dizemos à nós mesmos.
Centro de Valorização da Vida (CVV), uma entidade não-governamental de atendimento humanitário criada há 40 anos e presente em todo o Brasil, atende, em média, 1 milhão de ligações por ano. Isso revela a necessidade que as pessoas têm de falar sobre seus conflitos. Quando o assunto é suicídio, abrir-se pode ser terapêutico.
Há outra pesquisa que diz que uma forte evidência de que a serotonina inibe o comportamento violento, agressivo e impulsivo. 
Mudo seus pensamentos para mudar seu comportamento e atitudes
Pessoas desmotivadas sempre buscam esses pensamentos autodestrutivos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook