quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Como se Preparar Para o Amor

/ /



O amor é o objetivo máximo do ser humano na vida. Mesmo quando ele luta pela realização de tantos outros sonhos, o homem (no sentido genérico) só se sente feliz e preenchido quando vive a experiência do amor. Mas, muitos pensam que viver o amor é ser amado. Enganam-se estes. Viver o amor é amar, e isto se pode aprender. Infelizmente, nem sempre se aprende em casa e certamente não é automático ou um dom que cai do céu. Parece que alguns já nascem mais prontos e propensos para amar e outros estão mais crus e inexperientes. Percebe-se isto, por exemplo, pela sensibilidade que cada pessoa tem para notar, enxergar e compreender realmente o outro. Alguns parecem ainda tão centrados em si mesmos que não têm interesse e capacidade de se colocar no lugar do outro. Ou pior ainda, há pessoas que não têm noção clara de si próprias e de suas necessidades e seguem uma programação automática do que deve ser bom para alguém ser feliz, entendendo que isto vem realmente de dentro de si mesmas e que é a sua verdade. Isto leva a muita frustração e sofrimento.
Amar é prestar atenção, em si mesmo, no outro, nos fatos da vida e, como isto é um aprendizado, depende de muito treinamento, boa vontade, foco, disciplina, flexibilidade, aceitação...
Deste modo, para amar é preciso desenvolver outras competências. Por isto é uma arte complexa, o que não significa que seja difícil. Mas, que outras competências seriam estas?
Aqui ressaltaremos algumas:
* Prestar atenção em si mesmo, às suas necessidades e tentar supri-las carinhosamente, de verdade, é um modo de desenvolver a auto-estima. Tratar-se com respeito, consideração, paciência e cuidar-se bem, são as palavras-chaves para trabalhar este aspecto fundamental do amor, pois como alguém pode pretender conseguir realmente prestar atenção à necessidade do outro se não consegue enxergar a sua própria?
* Outro aspecto fundamental para preparar-se para o amor é trabalhar e filtrar as próprias crenças a respeito do amor. Muitas pessoas alimentam idéias pessimistas em relação ao amor e aos relacionamentos, do tipo: Amar é sofrer... Casamento é forca... Namorar sério é encrenca... Compromisso é perigoso... Os homens não prestam... Mulher é tudo igual... E por aí vai. Estas e muitas outras crenças contribuem para dificultar que as pessoas realmente se enxerguem, funcionando como um filtro que induz à interpretação dos fatos para uma certa direção, geralmente destrutiva, das relações. E como alguém pode perceber quais são suas crenças? Prestar atenção ao tipo de pensamento que mantém em relação a este assunto pode ajudar muito.Ler a respeito também pode ajudar.
* É preciso olhar para o último relacionamento e ter coragem de se enxergar honestamente. A maioria das pessoas, ou fica afogada na própria avaliação a respeito das atitudes do ex-parceiro, do que este fez de ruim ou deixou de fazer de bom, ou deseja "virar a página" o mais rapidamente possível para esquecer tudo o que passou e doeu no último namoro ou casamento. A primeira atitude não traz qualquer proveito, a não ser de aliviar a culpa e a segunda, esconde uma grande possibilidade de repetir tudo de novo com o próximo parceiro. O momento da separação é, porém, um momento crucial para se preparar realmente para a próxima relação. De qualquer modo, é importante fazer uma revisão da relação, se possível do começo ao fim, com a visão de que cada um dos parceiros contribui 50% para os prazeres e desprazeres, isto é, para qualquer fase da relação, incluindo o final desta. O objetivo disto é clarear para si mesmo qual a sua participação ou de que modo contribuiu para que o relacionamento degringolasse. Nem sempre isto significa encontrar erros. Alguns relacionamentos se acabam porque houve mudanças nos rumos, interesses ou valores individuais, provocados pela evolução de cada um e não faz mais sentido o casal ficar junto. Outra situação comum é um parceiro ter sido muito passivo ou omisso e, desta forma, ter contribuído para o fim. Atitudes passivas são mais difíceis de serem enxergadas, mas contam tanto quanto atitudes ativas, visíveis. Se alguém se encoraja a revisar a relação, notará certamente que houve sinais que mostravam que o rumo não estava bom. Normalmente cada parceiro sinaliza, das formas as mais diversas, suas insatisfações e aí está o benefício desta revisão, isto é, uma tomada de consciência de como se está atuando dentro da relação com o outro. Assim, muito mais do que perder tempo em se sentir culpado, é possível usar estes dados para corrigir ações inadequadas, visando mais sucesso na próxima oportunidade.
Preparar-se para o amor é muito importante, e não se trata de deixar isto para alguns momentos na vida. Bom é manter esta atitude constante, pois podemos aprender o tempo todo com nossos relacionamentos pessoais atuais, mesmo que não o amoroso. É possível observar nosso jeito de agir para detectar como complicamos ou facilitamos a fluência das relações, como causamos satisfação ou insatisfação nos outros, como afastamos ou aproximamos as pessoas, como nos satisfazemos ou nos decepcionamos, como enxergamos a nós e aos outros. Enfim, relacionar-se a dois pode ser um céu ou um inferno. Tudo dependerá do nível de empenho e atenção que se coloca na aprendizagem do amor.



Dra. Elizabeth Zamerul Ally
Psiquiatra e Psicoterapeuta de Casais e Indivíduos
Autora do livro: Juntos Porém Livres - Editora Rocco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook