terça-feira, 24 de janeiro de 2012

10 DICAS PARA SE LIVRAR DA PROCRASTINAÇÃO

/ /


Curto e grosso: Procrastinação é enrolar para fazer algo.

Você sabe que tem que resolver uma determinada situação, mas vai adiando até que ela estoure de vez.
Você evita fazer algo, mas mantém em mente que deveria resolver aquilo. Sente-se culpado e impotente. Mas não motivado a mudar. Sua mente fica à procura de qualquer micro-distração que o mantenha ocupado. Ela percebe que a maior delas é exatamente o sentimento de culpa. Então cria uma identidade fictícia, a do “eu sou um procrastinador” e busca elementos para fortalecer essa imagem. Ou seja: você trabalha e sofre muito para evitar trabalhar e sofrer.
Esse estado confuso pode gerar atitudes compulsivas, como comer demais, navegar sem destino na internet etc. Tudo isso causa alívio. É um prazer momentâneo, cheio de culpa, mas ainda assim, traz satisfação. Ao fim de uma “sessão de procrastinação” geralmente você se sente muito cansado. É como se sua energia tivesse sido sugada. E o tempo sempre parece curto demais.
As causas da procrastinação são:
1. Falta de um bom motivo ou objetivo para executar o trabalho.
2. Este não faz sentido ou não tem importância para você.
3. Você acha que não tem competência para lidar com ele.
4. A tarefa parece complexa e nebulosa demais.
5. Excesso de distrações.
6. Cansaço físico. Falta de disciplina.
Quais são os principais antídotos da procrastinação?
1. Decida se a tarefa faz ou não sentido. Ela é realmente imprescindível? Você pode delegá-la?
2. Se notar que entrou no “processo procrastinatório”, corte de uma só vez o mecanismo de culpa. Não julgue a si mesmo, não tenha autopiedade ou raiva. Não culpe os outros por terem lhe passado a tarefa. Apenas corte o hábito de procrastinar.
3. Divida o trabalho em listas de pequenas sub-tarefas mais claras e gerenciáveis.
4. Defina prazos, rotinas e metas. Todos os dias, às 10h farei tal coisa, para conseguir tal resultado.
5. Siga as rotinas firmemente. Evite furos e exceções. Um amigo usa a seguinte técnica: se está com preguiça de acordar às 7h, se levanta 10 minutos antes. Assim que ele nota o mecanismo da procrastinação aparecer, toma uma atitude contrária.
6. Cérebro precisa de treinamento. Se hoje é difícil, amanhã será menos. Você não é muito diferente de um atleta. Foi assim que você aprendeu a ler, pensar, dirigir e até a fazer sexo.
7. Entenda afinal, por que você acha que uma tarefa é chata. O que significa a tal chatice? Descreva claramente a situação. Você está superdimensionando? Está sofrendo por antecedência?
8. Use a criatividade para deixar a tarefa menos pesada. Vista uma roupa específica para executá-la, faça-a num lugar que lhe dê prazer, usando instrumentos que ajudem a motivá-lo. Ou pelo menos pare de gastar energia com resistência.
9. Simplifique a tarefa. Torne-a cada vez mais clara e direta. Automatize tudo o que der.
10. Descanse e se alimente corretamente. Afinal, é muito mais fácil ter preguiça depois de uma noite mal dormida e de uma feijoada tripla.
Ainda há muito mais a dizer. Até porque cada um tem seu jeito de procrastinar. Mas é bom manter o foco. Afinal, nossas mentes são tão rápidas que podem usar inclusive essas técnicas para procrastinar. Portanto, o melhor é se lembrar do espírito delas, que cabe em duas palavras: corte e faça.

Fonte: Magaiver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook