domingo, 22 de janeiro de 2012

Aprenda a controlar o ciúme

/ /





Muitas pessoas dizem que um pouquinho de ciúme não faz mal a ninguém, pois muitos acham que ele até apimenta um relacionamento, mas o problema é quando este pouquinho perde a medida e acaba virando algo que atrapalha o relacionamento como namoro, casamento, amizades e até mesmo a família, fazendo com que todas as pessoas envolvidas sofram por causa disso.
Como dizem vários terapeutas e psicólogos, até certo ponto o ciúme é encarado como uma espécie de “zelo de amor”, pois de alguma maneira o ciúme reafirma o desejo e a admiração um pelo outro, mas quando o ciúme começa a aparecer com muita frequência e intensidade é sinal de que as cosias não está indo muito bem.
O ciúme deixa de ser aceitável e se torna uma doença quando existe a ideia de posse, em que predomina a submissão e a subjugação dos desejos dos outros. O ciúme é considerado por muitos um impulso egoísta que, na maioria das vezes, é baseado por indícios imaginários que podem chegar a uma intensidade capaz de conduzir a pessoa a cometer crimes passionais.
Mas, é possível controlar o ciúme, pois basta senti-lo em situações contextualizadas, ou seja, a pessoa deve se pôr no lugar do outro e pensar como se sentiria se fosse tratada com tanta desconfiança, aí a pessoa consegue decidir se vale à pena ou não demonstrar tanto ciúme.
Muitas pessoas acham que com o passar do tempo e o amadurecimento é possível controlar o ciúme. Com o passar do tempo à pessoa ciumenta começa a irritar o seu parceiro e se a pessoa continuar a se comportar desta maneira certamente o relacionamento irá acabar, por isso, coloque em sua cabeça o quanto ama seu parceiro e passe a ter um ciúme menos obsessivo.
Para aprender a lidar com o ciúme em excesso a primeira atitude que deve ser tomada é reconhecer que o ciúme existe, pois não basta achar que é uma percepção, é preciso que a pessoa faça uma análise sobre o seu comportamento e se for o caso, procure uma ajuda profissional.
Muitas pessoas não tem razão nenhuma para sentir ciúmes, mas procura tanto que acaba encontrando uma razão para isso. Não há uma maneira de vencer ou curar o ciúme, porém é possível a convivência inteligente com o ciúme, mas para isso a pessoa precisa ter boa vontade e criar estratégias para aliviar o ciúme excessivo.
É preciso que a pessoa tenha um empenho contínuo no processo de autoconhecimento e também de transformação moral. Mas, caso o ciúme esteja fora do limite e fora de controle ao ponto de prejudicar o seu relacionamento, trazendo muito sofrimento para ambos, é possível recorrer à psicoterapia que é indicada para o tratamento de ciúme patológico e também o uso da medicação para controlar o excesso de ciúme.
Para ajudar a amenizar os ciúmes é necessário que a pessoa tenha atitudes como: confiança, pois ela é à base de todo relacionamento, admita que não esteja conseguindo controlar suas emoções, tenha a capacidade de se colocar no lugar do outro, tenha autoestima e jamais dependa da outra pessoa para ter sua própria vida e felicidade, respeite os sentimentos e as diferenças de cada um, mantenha sempre o diálogo presente em sua relação e busque uma ajuda ou opinião de alguém que esteja de fora do relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook