quarta-feira, 24 de julho de 2013

Resolvendo conflitos dentro do casamento

/ /
Etapa 1: Reflita sobre o problema.
     A maioria dos especialistas em relações conjugais aconselha que o casal reflita junto sobre o problema, mas é impossível que você consiga dialogar com alguém sobre qualquer assunto antes de ter pensado sobre esse assunto, se pular essa etapa sua compreensão sobre o problema será superficial. Quanto mais refletir sobre a questão, mais surgiram ideias e melhor você irá compreender o ponto de vista do cônjuge.

Dicas para essa etapa:
  • Nesse primeiro passo é necessário que você seja sincero com você mesmo e não fique inventando desculpas para os seus motivos.

   Etapa 2: Expondo o seu ponto de vista
     Nessa fase o casal deve exprimir a sua opinião sobre o problema ou causa do conflito e como isso pode ser resolvido. Ambos devem ter a oportunidade de falar o que pensam sem ser interrompido. É necessário que o diálogo atenha-se ao problema atual e não a coisas do passado.

Dicas para essa etapa:
  • Marquem um horário e local para conversar
  • Evitem esse momento se estiverem nervosos ou preocupados com outro assunto.
  • Não levantem a voz, fale com calma e paciência.
  • Escute o que o outro tem a dizer e não fique falando junto.
  • Sejam leais. Não ataque a fraqueza do outro, não faça chantagem e evite falar de erros do passado, isso não vai levar a nada.
  • Não ofenda e não ameace, isso são apenas meios de coagir e não forma de resolver problemas. Tal comportamento só irá aumentar os conflitos.
  • Não recrimine o outro por seu ponto de vista.
Etapa 3: Examinado as diferenças e semelhanças.
     Após se ouvirem, casal vai deparar com um mapa mais claro da situação, provavelmente surgiram dúvidas e preocupações em comum. Se atentem aos sentimentos, desejos, expectativas, temores, medos e valores (morais e financeiros) relacionados ao caso.  O objetivo dessa etapa é encontrar um consenso entre as vontades e preocupações dos dois.  Foquem no que vocês concordam, nos pensamentos e sentimentos que vocês compartilham. Em alguns casos é fácil encontrar pontos em comum, já em outros é necessário procurar um pouco mais a fundo.
  Dicas para essa etapa:
  • Sejam sinceros no que expõem: emoções e pensamentos.
  • Procure entender o ponto de vista do outro. Use sua empatia (capacidade de compreender e se por no lugar de outra pessoa)
Etapa 4: Encontrando a melhor solução
    É possível que assim que expuserem seus pontos de vistas, vocês já encontrem uma solução que satisfaça a ambos, porém se isso não aconteceu criem uma lista com todas as soluções possíveis. Pensem todos os prós e contras de cada uma delas. Não se esqueçam de que as soluções devem contemplar a resolução do (s) problema (s), bem como as aspirações e necessidades de ambos.

Dicas para essa etapa:
  • Procurem por soluções reais e mensuráveis.
  • Pensem em soluções alternativas, para caso a primeira falhar ou não for aplicável.
  • Pense nas exceções, pode haver situações ocasionais em que essa solução não será eficaz. Então reflita sobre o que fazer nesses casos.
  • Faça um plano de ação. Não vai adiantar planeja e não agir, por isso decidam quando começar, como e qual será o primeiro passo.
  • Avaliem o resultado. Depois de aplicar o que foi decidido talvez seja necessário avaliar se o que foi resolvido está trazendo um bom resultado ou não. Por isso talvez seja necessário estabelecer uma data para discutir novamente o problema.
Existe solução perfeita?
     Existem situações em que ambos saíram completamente satisfeitos com a decisão. Em outras circunstâncias isso pode não acontecer. Talvez por que o processo não foi seguido fielmente, e uma das partes não manifestou tudo o que pensava (por timidez ou medo da repressão) ou não teve seus anseios respeitados. Entretanto existem situações em que o tipo de conflito não dá margens para uma solução completamente satisfatória:


Tipos de conflito
Conflito repulsão-repulsão: é tipo de conflito em que todas as soluções são desagradáveis, dessa forma decide-se por aquela que for menos negativa.

Conflito atração-repulsão: é o mais fácil de resolver, existem soluções que são repulsivas e outras que são atraentes.

Conflito atração-atração: todas as alternativas parecem boas, dessa foram deve-se optar por aquela que traga mais benefícios e que parecer mais segura.

Conflito dupla atração-repulsão: todas as hipóteses parecem ser boas, mas podem trazer resultados negativos. Esse é tipo de conflito mais difícil de resolver. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook