quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O perigo da Pílula do Dia Seguinte: PDS

/ /
Recebo diariamente centenas de leitoras com dúvidas sobre a pílula do dia seguinte: PDS.
São crianças e adolescentes usando-a desenfreadamente como se fosse um anticoncepcional. Pois é, crianças sim, entre 10 e 11 anos já estão tendo relações sexuais sem proteção. Pior ainda os adolescentes, a partir dos 12 inconsequentemente não se previnem.

Eu gostaria que essa pílula não fosse usada nem em caso de emergência. O melhor seria que fossem orientados pelos pais sobre os métodos de prevenção. A pílula do dia seguinte é um perigo. As mulheres que tem trombose, problemas hepáticos não podem ingerir a pílula.

Se tomar a PDS várias vezes ela perde a eficácia, tornando o risco de gravidez bem maior. A PDS contém alta dose de hormônios (entre seis e 20 vezes a mais que um comprimido de contraceptivo comum) tem vários efeitos e pode causar  NÁUSEAS, ALTERAÇÃO DA MENSTRUAÇÃO, DOR DE CABEÇA E DIARREIA, fadiga, sangramentos .  Lembrando que a PDS não previne as doenças sexualmente transmissíveis. 


Há uma taxa que fica entre 2% a 20% ou 30% de falha. Então não é um método que possa ser usado como contracepção de rotina. O ciclo menstrual geralmente se desregula e demora muito para voltar ao normal. Sem o uso da camisinha, o risco de engravidar aumenta. A pílula do dia seguinte concentra em uma única dose (duas pílulas ingeridas com intervalo de doze horas) todo o hormônio contido numa cartela de 21 pílulas anticoncepcionais.


Para evitar o uso indevido da pílula do dia seguinte, bem como o risco de DSTs, é preciso que informação e conscientização sejam feitas simultaneamente, e que a possibilidade de se prevenir esteja ao alcance de todos. Também entre o casal deve haver abertura para o diálogo e a discussão da vida sexual. “Não há regras gerais sobre como proceder durante a negociação da prática sexual segura, mas é importante que a garota recuse a postura passiva de não usar camisinha só porque o parceiro não quer. O ideal é aliar o uso de anticoncepcionais com o preservativo, para evitar DSTs e gravidez. Porque a verdadeira prova de amor é pensar sobretudo num relacionamento saudável para o casal, e não no prazer individual que coloca ambos em risco”.  

Um comentário:

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook